Pular para o conteúdo principal

Atualização em Endodontia Clínica UNIFEB

ENDODONTIA CLÍNICA


Apresentação

O curso pretende preparar o profissional Cirurgião-Dentista, frente ás diferentes técnicas de tratamento de canais radiculares, aprimorando o contato com a endodontia.

Objetivos

Proporcionar uma atualização e treinamento clínico em molares, ultilizando as técnicas convencionais e novas técnicas de treinamento do canal radicular.

Público Alvo

Profissionais Cirurgiões Dentistas e Acadêmicos do 4º ano de Odontologia

Corpo Docente

Coordenador: Prof. Dr. Walter Antonio de Almeida
Prof. MSc. Angelo Neto Poliseli Neto
Prof. MSc. Devanir de Araújo Cervi
Profa. MSc. Maria José Pereira de Almeida
Prof. Msc. José Umberto Bampa

Programa

INSTRUMENTAÇÃO DOS CANAIS RADICULARES (MOLARES)
*Técnicas Manuais: Crown-Down, -Step Back.
*Escalonadas complementadas com brocas especiais para endodontia: Gates Glidden e Largo
*Técnicas com limas movidas a Motor.
- Sistemas Rotatórios: K3 - Hero 642- RACE - Pro Taper - Endowave - Mtwo etc

EMPREGO DO ULTRA-SOM NA INSTRUMENTAÇÃO DO CANAL RADICULAR
B) Obturação do Sistema de Canais Radiculares
Sistemas: Microseal, - Thermafil, - Obtura - Ondas Contínuas - Técnica Hibrida de Tagger modificada (uso do termoplastificador de guta percha - MacSpadden)

C) TÉCNICAS PARA REMOÇÃO DE PINOS INTRA-RADICULARES

D) NOÇÕES DE CIRUGIA PARENDODÔNTICA
Curetagem e alisamento apical, - Apicectmia, - Apicectomia com retro obturação, - apicectmia com retro instrumentação e retro obturação, - Obturação do Canal simultâneo ao ato cirurgico Uso de Ultra - Som para o preparo retrógrado.

E) FARMACOLOGIA APLICADA Á ENDODONTIA

F) CLAREAMENTO DENTAL

Horário: as 3ª feiras das 18 as 22hs (Julho não será ministrado o curso) 
Periodicidade: Semanal
Duração: 9 Meses
Carga Horária: 120 horas
Início das aulas: 11/03/2014

OUTRAS INFORMAÇÕES:
*Tel.: 17 - 3321 6419
*E-mail: posgrad@feb.br
*Investimento: R$ 10,00 de taxa no ato da inscrição
*8 parcelas de R$ 350,00 (até a data do vencimento da parcela)

Postagens mais visitadas deste blog

SISTEMA WaveOne - DENTSPLY

O WaveOne ™ é um novo sistema endodôntico que utiliza a tecnologia alternativa (RECIPROC - instrumentação com oscilação - movimento com um ângulo de rotação maior na direção de corte, e um menor ângulo na direção oposta). Isso significa que ele só vai preparar o canal quando uma pressão é aplicada em direção ao terço apical.  Sistema com apenas três limas (para canais atrésicos, médios e amplos). Apenas um instrumento é utilizado no interior do canal radicular. Secção de corte é triangular proporcionando à lima um maior poder de corte. Nova liga NiTi: M- Wire (maior flexibilidade e maior resistência a fadiga cíclica). As limas são de utilização única. Respeita a anatomia interna do canal radicular. Reduz o stress do paciente e do profissional (em 40% com relação aos sistemas rotatórios tradicionais). As limas já são esterilizadas (evita a infecção cruzada).              Para canais atrésico deverá ser utilizada a lima WaveOne 21/06. Para canais com diâmetr

AVULSÃO VERSUS LUXAÇÃO

Quadro clínico: Acidente de bicicleta, luxação lateral do dente 11 e avulsão do dente 21. Radiograficamente não foram observadas fraturas verticais ou horizontais nos dentes. Tratamento: dente 21 foi reimplantado após 30 minutos fora do alvéolo, o dente 11 foi reposicionado no alvéolo e fêz-se contenção semi rígida, com sutura dos tecidos moles. Radiografia pós operatória. Após 7 dias foi realizado as aberturas coronárias com remoção das polpas, instrumentação dos canais radiculares e colocação de curativo de demora em ambos dentes. As polpas estavam sem vitalidade pulpar mas ainda não encontravam-se totalmente desintegrada. Este é tempo ideal de espera após o trauma para se intervir endodônticamente. Como curativo de demora é a melhor escolha; pois penetra mais rápido nos túbulos dentinários; a pasta de hidróxido de cálcio aquosa (Ca(OH)2 + água destilada). Após 8 meses de trocas com pasta viscosa de hidróxido de cálcio (Calen + PMCC - a cada 60 dias), e acompanhamento radiográfico,

LIMAS ROTATÓRIA MTwo

Descrição Sistema de limas NiTi para procedimentos tradicionais. Alta resistência à fratura Excelente desempenho de corte Não há efeito parafuso Uso seguro em todo o comprimento do trabalho desde a lima de tamanho mínimo (dispensa a técnica "crown down", pois os movimentos de todas as limas são de pincelamento no CRT) Sequência Básica com apenas 4 instrumentos Apropriado para todos os contra-ângulos e motores com limite de torque Rotação recomendada 150-300 rpm Esterilizado Disponível também em cartelas com 6 unidades de um única numeração Ponta inativa As marcas de orientação são radiopacas      Numerações: