Quadro clínico: Acidente de bicicleta, luxação lateral do dente 11 e avulsão do dente 21. Radiograficamente não foram observadas fraturas verticais ou horizontais nos dentes.
Tratamento: dente 21 foi reimplantado após 30 minutos fora do alvéolo, o dente 11 foi reposicionado no alvéolo e fêz-se contenção semi rígida, com sutura dos tecidos moles.
As polpas estavam sem vitalidade pulpar mas ainda não encontravam-se totalmente desintegrada. Este é tempo ideal de espera após o trauma para se intervir endodônticamente. Como curativo de demora é a melhor escolha; pois penetra mais rápido nos túbulos dentinários; a pasta de hidróxido de cálcio aquosa (Ca(OH)2 + água destilada).
Após 8 meses de trocas com pasta viscosa de hidróxido de cálcio (Calen + PMCC - a cada 60 dias), e acompanhamento radiográfico, optou-se pela obturação dos canais radiculares, pois não apresentavam indícios de reabsorção externa
Na proservação de 2 anos, notou-se reabsorção externa na distal do dente 11
que tinha sofrido luxação lateral (esquerda) e no dente 21 que tinha sido avulsionado (direita), nota-se remodelamento externa da raiz sem indícios de reabsorção externa. A reabsorção do dente 11 pode ter ocorrido decorrente de dois fatores visíveis radiograficamente: câmara pulpar totalmente exposta ao meio bucal e uma linha de fratura na parede palatina do dente.
Comentários
Postar um comentário